Estando longe do Brasil, às vezes tento
sapear pra saber o que se passa no mercado literário na Velha Pátria.
Busquei na Internet algo sobre literatura
brasileira contemporânea. Achei isto, no Jornal do Brasil (que decadência, me
deu vontade de chorar):
----------------------
02/04/2010 às 20h51 - Atualizada em
25/10/2011 às 00h11
A literatura brasileira no século 21
RIO - Por volta de fins dos anos 70 do século 20, com
a transformação das estruturas da geopolítica mundial, a literatura também
passa por mudanças e arranjos que vão afastá-la dos pilares erigidos pelo
movimento estruturalista via universidade e crítica literária. Com efeito, o
processo de globalização e o consequente desejo de enfraquecimento das linhas
demarcatórias entre os países, trazendo a reboque a debilitação do conceito de
identidade, e a aplaudida (por muitos) vitória do sujeito, acabam por se
manifestar no processo narrativo. Aspectos que evidenciam essa mudança no campo
das letras são, entre outros, o esmaecimento das linhas fronteiriças entre os
gêneros literários e o surgimento do conceito de economia do livro, com capas
chamativas e a super-exposição do autor como parceiro fundamental para a venda
da obra-objeto.
Essa ficção passou a ganhar notoriedade a partir dos
anos 90, ao usufruir das diversas ferramentas de publicação e de divulgação na
web. As categorias literárias e os critérios canônicos foram perdendo nitidez.
Clarice Lispector, prenunciando com genialidade o pós-modernismo na literatura
brasileira, já refletia, em Água viva, sobre essa questão do
definhamento das fronteiras entre os gêneros: Tentei classificar o livro:
notas? Pensamentos? Fragmentos autobiográficos? Cheguei à conclusão que é tudo
isso junto reflexões de Clarice que, diga-se, vão prefaciar dezenas de romances
brasileiros dos anos 80. Essa dessacralização da literatura, às vezes algo
cabotina, também teve o apoio de Ana Cristina César, uma das poetas mais
emblemáticas dos anos 70/80: A literatura ficou associada a uma coisa que te dá
prestígio, a um artifício para você conquistar pessoas(...) acho isso ridículo
.
A cena literária, sobretudo a partir da década de 90,
passa a se caracterizar por uma massificação de escritores, pela democratização
criativa usada e abusada por todos, pela consolidação do individualismo, pelo
umbiguismo autobiográfico e pelo descaso, às vezes absoluto, com a tradição não
preciso ler poetas do passado para ser poeta , ouvia-se pelos corredores das
universidades. A classe média, a urbe e os fragmentos comunitários da cidade
devoradora são escolhidos como temas e as ansiedades individuais trazidas à
frente da cena. O roteiro cinematográfico sai fortalecido. É claro que a
narrativa virá vazada em linguagem crua e direta. A violência e a competição
desenfreada são moedas correntes. Mas houve uma abertura sadia para mais
segmentos sociais e para novos experimentos de linguagem e de estilo. A
aproximação com a oralidade não é, porém, a mesma da época dos modernistas em
busca de uma identidade nacional: ela agora é a busca do reconhecimento e da
fixação do sujeito social.
Alguns acontecimentos relativamente recentes,
entretanto, parecem confluir para uma mudança radical do ponto de vista do
homem em relação a si mesmo e ao mundo. O iminente colapso ecológico e a crise
econômica, a exigir uma reformulação do sistema do capital, incitam dois polos
reativos: o do ser agonizante ou melancólico diante das ruínas de um modelo malogrado,
e daquele capaz de abandonar a longa fase individualista e buscar uma forma de
se reconciliar com o outro e de se harmonizar com o planeta. Se observarmos o
panorama literário do fim do primeiro decênio do século 21, podemos constatar
que germina, entre muitos de nossos escritores, uma estética que remete para
valores estritamente literários, com romances visitando a poética de João
Cabral, de Drummond, de Graciliano e até de autores do movimento pré-modernista
brasileiro. É uma jovem e dispersa tendência que talvez se firme ou não. Cabe
ao pesquisador arguto primeiro mapeá-la com isenção e, depois, acompanhar seu
desenrolar. O que ela seria? Um mero desdobramento da pós-modernidade? Ou
estaríamos diante de uma tendência que, agregando tônus, pode vir a superar o
pós-moderno?
Qualquer que seja a resposta, o certo é que essa jovem
e dispersa tendência, que poderíamos chamar de pós-pós, volta-se para a
exposição de relações humanas mais delicadas e consentâneas da necessidade de
uma sociedade menos bestializada sociedade que o pós-moderno, por excesso de
individualismo de uma economia liberal vencedora, acabou por priorizar. Do
ponto de vista das categorias literárias sente-se o retorno do emprego
metafórico e simbólico da linguagem e da poética. A língua portuguesa aparece
mais caprichada e são abandonadas a indigência lexical e a oralidade
propositalmente vulgarizada. Constata-se o uso mais frequente de técnicas
gráficas como o velho travessão, por exemplo, diante da fala dos personagens,
refletindo a presença mais assídua do narrador onisciente, além da diminuição
drástica do emprego do palavrão e da violência gratuita. A fragmentação do
texto e do sujeito, tão tipicamente pós-moderna, parece perder força. As
narrativas são mais descritivas, volta insidiosamente o enredo. O regionalismo
entra em foco e, então, o conflito campo versus cidade passa a reviver a
província como o lugar do homem mais puro, sem o choque da violência e da
efemeridade nociva da urbe. O amor visto, em geral, no pós-moderno como algo
piegas entra devagarzinho em cena no lugar do sexo e da cocaína insaciáveis. As
descrições das cenas de extrema violência parecem estancar antes do jorro
cinematográfico do sangue.
A brutalidade das narrativas da intitulada Geração 90
vai desaparecer? A classe média, não só os especialistas em letras, vão voltar
a ler romances?
Pela relativa diminuição da fissura dos blogs, segundo
relato de alguns professores, os jovens blogueiros e twitteiros parecem estar
se perguntando: de que adianta uma escrita democratizada, para nós, jovens
escritores que buscamos ingressar no mercado editorial, se não atendemos a um
mercado de leitores? Só vou me sentir um verdadeiro escritor quando o meu texto
no blog for publicado por uma editora eis um pensamento que, não raro, ouve-se
por aí. Não se pode ainda esquecer do iminente impacto dos leitores de e-books
no mercado editorial e as resultantes transformações em todas as esferas que
englobam a ficção. Ocorrerá uma maior democratização da literatura? O recente
concurso da Academia Brasileira de Letras de contos no Twitter, por exemplo,
aumentará o público leitor? Quais as mudanças no fazer ficcional e na recepção
das obras literárias?
A ficção brasileira do último decênio aponta novas
veredas de composição literária. Cabe ao crítico atentar para os sinais de
esgotamento de uma estética violenta, fragmentada e febril e para as
consequentes bifurcações estilísticas de um movimento pós-pós-modernismo.
--------------------
Bom, depois de digerir isso (e sobreviver), cheguei a
algumas conclusões. Mas primeiro, vamos a considerações importantes:
Considerando que…
- este DEVERIA ser um ensaio sobre literatura
brasileira no Século XXI;
- a década de 1990 ainda se encontrava no Século XX;
- os autores mencionados são tudo menos representantes
da “geração 90” (a menos que tenha havido um cataclisma que tenha rasgado o
continuum tempo-espaço, me parece que Clarice Lispector, Carlos Drummond de
Andrade, Graciliano Ramos e João Cabral de Melo Neto já eram escritores
consagrados ainda na década de 60 ou antes disso – no Século XX). A tentativa infantil
de dizer que “ a geração 90” se baseou nesses autores falha por NAO MENCIONAR
QUAL AUTOR TERIA COMETIDO O SUPOSTO DELITO. Demonstrando, assim, que o autor da
“critica” parou no tempo e no espaço e sua referência literária mais recente
deve ser Clarice Lispector – que morreu em 1977!
- não há menção de um ÚNICO autor ou obra do século
XXI, apenas um resmungar doentio sobre blogs, estilos, e a “raivosa geração 90” – que AINDA pertence
ao Século XX, no meu entender e que não tem NENHUM autor mencionado no artigo!
…conclui-se que o autor (a) do artigo não sabe
distinguir um século do outro. Tenta, dolorosamente, se comportar como um “crítico
literário”, usando um estilo empolado, críptico, metafísico, e
honestamente….ULTRAPASSADO!
A choradeira feita mediante uma “possível ameaça” do
fim do romance devido ao advento do ebook ou de blogs é no mínimo PATÉTICA. Mostra
uma alienação perante o tempo em que vive que só deve ser mesmo lamentada.
Além do que, não ficou claro o que ele (a) quis dizer.
Não há uma menção de um texto para orientar o leitor da crítica. Seria mais ou
menos o mesmo que dizer: “A Folha de São Paulo é violenta”, sem considerar que
devem existir pelo menos 100 jornalistas e colaboradores no jornal, nem
mencionar qual seção do jornal seria responsável pelo suposto delito.
Não é a toa que faliram!
Turma do falido JB: DE QUEM ou DO QUE vocês estão
falando neste lamentável artigo?
Por este aspecto, foi ótimo que não tenham mencionado
nenhum autor. Os autores escaparam dessa.
Em tempo: li um livro gostosíssimo outro dia. Chama-se
“1808”, de Laurentino Gomes. Foi publicado em 2008.
Foi detonado pela crítica, que caiu de pau encima do
livro num furor nunca antes visto.
Por que será? O livro é bom. Adapta um fato histórico importantíssimo
para nossa atual realidade, faz uso de pesquisa em multimídia, atualiza a
linguagem e acima de tudo, nos torna empáticos com os personagens. Nos aproxima
dos vultos históricos que, com os métodos repulsivos usados mesmo por boas
escolas no Brasil, se tornam figuras deploráveis
e somente tornam nossa História algo a lamentar e não a participar.
Gostei do livro, sua seqüência porem foi muito pobre.
Parece que o autor decidiu escrever uma seqüência correndo pra aproveitar a
onda, e isso nunca dá em coisa que presta.”1822” é muito fraco, muito
ruim. Mas “1808” é bom, passável e
agradável. Poderia ter mais profundidade, concedo isso. Mas o resultado final,
creio que atingiu o objetivo – o que é muito mais que esse artigo lamentável do
JB.
Eis ai, povo do falido JB, o nome de um autor do
século XXI, quer vocês gostem ou não: LAURENTINO GOMES. Ele tem um estilo
jornalístico, que se adapta MUITO BEM ao
ambiente multimídia do Século XXI. Gostem vocês ou não, o mundo hoje é digital,
global, e a informação deve ser transmitida de modo a ser compreendida.
Laurentino não é um João Ubaldo Ribeiro, mas não creio
que ele tenha tido tal pretensão. Acho que ele se propôs a contar uma história
de nossa História, de modo palatável e adaptado para o público de hoje.
E ele vendeu bem! E, cá pra nós, turma da falência...vocês
não suportam isso, não é mesmo?
Turma da falência: vocês são velhos, entupidos de
conceitos ultrapassados, caducos e...lamento...mas VOCÊS FALIRAM!!! Estão
mortos e ainda não sabem.
E se suspiram tanto pela manutenção do
romance...bem...APRENDAM A ESCREVER, então! No mundo inteiro o mercado
editorial está florescendo e crescendo, e muita gente prefere o livro de papel,
eu inclusive. Só passei pra versão digital por falta de espaço na casa, mas
leio tudo que posso. E esgotei as opções na biblioteca da esquina.
Se quiserem fazer algo pelo livro impresso, iniciem
uma campanha para melhorar o ACESSO ao mesmo. Se não entenderam, eu explico:
- - baixem o preço e destruam a prática do
jabaculê
- - acabem com cartéis de editoras que só
publicam se você pagar
- - estimulem o florescimento de novos talentos
- - revejam a estupidíssima politica de
direitos autorais que bloqueia o acesso
- - criem uma biblioteca de textos online que
POSSA SER CONSULTADA e TENHA OS TEXTOS ORIGINAIS! Aí, quem sabe, as pessoas se
estimulam a comprar os livros impressos.
(mas vocês não vão fazer nada disso, não é mesmo?)
Vá em frente, Laurentino. Melhore sua pesquisa
histórica (é, isso está mau, precisa melhorar) e NÃO MUDE seu estilo.
Nem pense em copiar Elio Gaspari, eu comprei a série
dele sobre a Ditadura e dei de presente pra uma amiga que se interessou em ler
a coisa (e que também detestou), por ter sido uma das coisas mais pesadas e
chatas que já li. Além de incompreensível em essência, é um conto de terror que
não abre nem discute os FATOS. Coisa horrenda pra um autor que se diz
jornalista. E ainda por cima, CARA PRA
BURRO.
Mantenha seu estilo, Laurentino, e faça pesquisas
melhores e mais aprofundadas, assim esses críticos do fim do mundo não vão
poder despejar a bile sobre você. Sugiro dar uma olhada nos arquivos das
grandes bibliotecas do mundo, como a Biblioteca do Congresso (USA), British
Library e Bodleian (Inglaterra), bibliotecas das universidades portuguesas e
espanholas. Você vai achar mais coisas do que na Biblioteca Nacional, e por uma
taxa, nem precisa ir ate lá ...consegue fazer suas pesquisas online.
Por que será que a Turma da Falência faz isso? Será
que precisa fazer parte de algum clube pra ser escritor no Brasil? Ou ser
completamente alienado? Ou viver encastelado no alto dum pedestal acadêmico que
está podre por dentro e (espero) deverá desabar em breve? Ou ser corrupto?
Ou....???
Mistério a esclarecer.
PS: Blogueiros e autores: SIGAM EM FRENTE com o que
quer que vocês quiserem. IGNOREM críticas. Literatura se faz escrevendo, e
lendo. Se vocês tiverem leitores, é o que importa.
*******************
(to any English-speaking eventual reader: apologies for the translation of the JB review. It was one of the most painful experiences in my life, to enter the mind of whoever wrote that and try to make any sense of it in a foreign language - because it does not make any sense even in the original one!)
Being away from
Brazil, sometimes I try to peruse to know what is happening in the literary
market in the old Homeland.
I searched on
the Internet something about contemporary Brazilian literature. I found this in
the Jornal do Brasil (what a decadence, made feel like weeping):
----------------------
4/2/2010 at
8:51 pm-updated 10/25/2011 to 12:11 am
Brazilian
literature in 21 century
RIO - Around
the late 70’s in the 20 century, with the transformation of the structures of
world geopolitics, the literature also undergoes changes and arrangements that
will remove it from the pillars erected by the structuralist movement via the
University and literary criticism.
Indeed, the
process of globalization and the consequent weakening of the boundary lines between
countries, bringing with itself the debilitation of the concept of identity,
and the applauded (by many) victory of the subject, eventually manifests itself
in the narrative process. Aspects that suggest that changes in the field of
letters are, among others, the fading of the border lines between the literary
genres and the emergence of the concept of made-for-profit book, with flashy covers
and the overexposure of the author as key partner for the sale of the work-object.
This fiction
began to gain notoriety from the 90’s onwards, when it started to use the
various tools of dissemination and publishing on the web. Literary categories
and the canonical criteria were losing sharpness. Clarice Lispector,
foreshadowing with genius the postmodernism in Brazilian literature, already
reflected in Agua Viva on this question of loosing the borders between genres:
I tried to classify the book: notes? Thoughts? Autobiographical fragments? I
came to the conclusion that it's all this together by Clarice reflections that,
say, will preface dozens of Brazilian novels of the 80’s. This desacralisation
of literature, sometimes something cabotine, also had the support of Ana
Cristina César, one of the most emblematic poets of the years 70/80: the
literature was associated with something that gives you prestige, a deception
to you win people (...) I find this ridiculous.
The literary
scene, especially in the 90’s, began to be characterized by a massification of
writers, by the democratization of creativity used and abused by everyone, by
the consolidation of individualism, by the autobiographical centrism and by the
absolute neglect, sometimes with the tradition – I do not need to read poets of
the past to be a poet, one could hear in the halls of the universities. The
middle class, the city and the communitary fragments of the devouring city are
chosen as themes and individual anxieties brought to the forehead. The screenplay
come out strengthened. Of course, the narrative will come permeated in raw and
straightforward language. Violence and unbridled competition are currencies.
But there was a sound opening for more social segments and to new language and
style experiments. The rapprochement with the orality is not, however, the same
as the one at the time of modernists in search of a national identity: she is
now seeking recognition and fixing the social subject.
Some relatively
recent events, however, seem to converge towards a radical change from the
point of view of man before himself and the world. The imminent ecological
collapse and the economic crisis, demanding a reformulation of the capital
system, incite two reactive poles: the agonizing or morose being before the
ruins of a collapsed model, and that one of those that can leave the long
individualistic period and seek a way to reconcile with each another and to
harmonise with the planet. If one looks at the literary scene at the end of the
first decade of the 21st century, we can see that germinates, among many of our
writers, an aesthetic which refers to strictly literary values, with novels
that visit the poetry of João Cabral, Drummond, Graciliano and even authors of
the pre-modernist movement in Brazil. Is a young and disperse trend that
perhaps establishes itself or not. It is up to the astute researcher firstly map
it with exemption and then track its progress. What it would be? A mere
offshoot of Postmodernity? Or are we facing a trend that, adding tonus, could
overcome the post-modern?
Whatever the
answer is, the truth is that this young and dispersed trend, that we could call
it post-post, turns to the exposition of most delicate and consensual of human
relations and aligns itself with the needs of a less bestialized society, a
society that the postmodern, by means of the excessive individualism of a
liberal economy winner, turned out to prioritize. From the point of view of
literary classes one senses the metaphorical and symbolic return of language and poetic. The Portuguese
language appears neat and to the poor lexicus and orality purposefully
standardized are abandoned. It is the most frequent use of graphic techniques like
the old indent, for example, on the characters ' speech, reflecting the more
assiduous presence of the omniscient Narrator, in addition to the dramatic
decrease in the use of bad language and gratuitous violence. The fragmentation
of text and subject, so typically postmodern, seems to lose strength. The
narratives are more descriptive, the plot is insidiously back. Regionalism
comes into focus and then the conflict countryside versus city is reviving the
province as the place of a more pure man, without the shock of violence and the
harmful ephemerality of the metropolis. Love, generally seen in the post-modern
as something mushy enters slowly on stage in place of cocaine and insatiable
sex. The descriptions of the scenes of extreme violence seem to stop before the
cinematic blood spurt.
Will the
brutality of the narratives of the so-called Generation 90 disappear? Will the
middle class, not only experts in letters, read novels again?
According to
relative decrease in the cleavages of the blogs, as per some teachers’ reports,
the young bloggers and Twitterers seem to be wondering: what is the point of a
democratized writing to us, young writers who seek to enter the market, if we
do not attend a reader’s market? I'll just feel a real writer when my text on
the blog is published by a Publisher - here is a thought that one often hears
out there. One cannot even forget the imminent impact of the readers of e-books
in the publishing market and the resulting transformations in all spheres
including fiction. Will there be a greater democratization of literature? The
recent contest of the Brazilian Academy of Letters of short stories on Twitter,
for example, will increase readership? What are the changes in fiction making
and in the reception of literary works?
The Brazilian
fiction of the last decade shows new paths of literary composition. It is up to
the critic to pay attention to the signs of exhaustion of a violent, fragmented
and fevered aesthetics and to the consequent stylistic bifurcations of a post-post
modernism movement.
--------------------
Well, after digesting
that (and surviving), I came to some conclusions. But first, let's have some
important considerations:
Considering
that ...
- this SHOULD
BE an essay on the Brazilian Literature in the 21st century;
- the decade of
1990 was still in the twentieth century;
- the authors
mentioned are anything but representatives of the "generation 90"
(unless there was a cataclysm that has ripped the space-time continuum, it
seems to me that Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano
Ramos and João Cabral de Melo Neto were already well-known writers in the 60’s
and earlier – in the 20th century). The childish attempt to say that "the
generation 90" relied on these authors failed by NOT MENTIONING what
AUTHOR WOULD HAVE COMMITTED the alleged OFFENCE. Demonstrating that the author
of "criticism" got him or herself stuck in time and space and his/her
latest literary reference must be Clarice Lispector – who died in 1977!.
- there is no
mention of a single author or work of the 21st century, just a sickly grumble
on blogs, styles, and the "angry generation 90"- which still belongs
to the 20TH Century, in my opinion, and that has no author mentioned in the
article!
... one can
conclude that the author of the article doesn't know how to distinguish one
century from another one. Tries, painfully, to behave as a "literary
critic", using a stilted style, cryptic, metaphysical, and honestly
....OUTDATED!
The whining is
made by means of a "potential threat" from the end of the novel due
to the advent of blogging or ebooks or is, to say the least, PATHETIC! It shows
a lack of affinity with the time in which he/she lives which should only be
deplored.
In addition, it
was not clear what he/she meant. There is not a single mention of a text to
guide the reader of the review. That would be more or less the same as saying,
"the Folha de Sao Paulo is violent", without considering that there
must be at least 100 journalists and collaborators at the newspaper and no
mention to what section in the newspaper would be responsible for the alleged
offence.
No wonder you went
bankrupt!
Gang of the bankrupt
JB: in this unfortunate article, WHO is or WHAT is that you are talking about?
Considering
this aspect, it was great that you have mentioned no author. The authors have
escaped that.
In time: I have recently read a delightful book called
"1808" by Laurentino Gomes. It was published in 2008.
It was massacred
by the critics, who jumped on it in a furor never before seen.
Why is that?
The book is good.
It adapts a very important historical fact for our current reality, makes use
of multimedia research, updates the language and above all, makes us empathic
with the characters. It brings us closer to the historical characters, that,
due to the repulsive methods used even by good schools to teach History in
Brazil, are always pictured as regrettable creatures that only make our History
something to regret, not to participate
I liked the
book, its sequel, however, was very poor. It seems that the author decided to
write a fast-track sequence running to take advantage of the wave, and this never
results in anything good. "1822 "is too weak, too bad. But
"1808" is good, readable and enjoyable. It could have been more in-depth,
I grant that. But I believe that the end result delivered – what is much more
than the deplorable article of JB.
Here you have,
people of bankrupt JB, the name of an author of the 21st century, whether you
like it or not: LAURENTINO GOMES. He has a journalistic style that adapts very
well to 21st century multimedia environment. Whether you like it or not, the
world today is digital, global, and the information should be transmitted in
such a way as to be understood.
Laurentino is
not a João Ubaldo Ribeiro, but I don't think he has had such a claim. I think
he set out to tell a story of our History, in a way that is palatable and
adapted for today's audiences.
And it sold
well! And between ourselves, Bankruptcy Gang... you cannot stand this, isn’t it?
Bankruptcy Gang:
you are old, stuffed with outdated and decrepit concepts and…I'm sorry ... but
YOU WENT BANKRUPT! You all are dead and still don't know that.
And if you sigh
so much for the preservation of the romance ... well ...Learn to WRITE then!
Worldwide publishing market is flourishing and growing, and a lot of people
prefer the paper book, me included. Just went to digital version for lack of
space in the house, but I read everything I can. And I ran out of options in
the corner library.
If they want to
do something for the printed book, launch a campaign to improve the access to
it. If you do not understand that, I explain:
- lower the
price and destroy the practice of jabacule (bribery)
- stop the publishing cartels of publishing only the ones that pay
- encourage the
blossoming of new talents
- review the
outrageously stupid copyright policy that blocks access
- create a
library of online texts CAN BE consulted and HAVE the ORIGINAL TEXTS! Then, who
knows, people are encouraged to buy the printed book.
(but you are
not going to do anything like that, are you?)
Go ahead,
Laurentino. Improve your historical research (yeah, that is bad, it needs to
improve) and DON'T CHANGE your style.
Do not even
think about copying Elio Gaspari, I bought his series about the dictatorship
and gave it away as to a friend who was interested in reading the thing (and
she also hated it), due to the fact that it is one of the heaviest and most
boring things that I've ever read, and incomprehensible in essence. It is a tale
of terror that does not open nor discusses the FACTS. A horrendous thing for an
author that calls himself a journalist. And to add insult to injury, it is
EXTREMELY EXPENSIVE!.
Keep your
style, Laurentino, and make better and more in-depth researches, so these
critics of the end of the world will not be able to pour bile on you. I suggest
taking a look in the archives of the great libraries of the world, such as the
Library of Congress (USA), the British Library and Bodleian (England),
Portuguese and Spanish university libraries. You'll find more stuff than in the
National Library, and for a fee, you don’t even need to go up there ... you can
do your research online.
I wonder why
does the Bankruptcy Gang does this. Does
one needs to be part of a club to be a writer in Brazil? Or has to be
completely alienated? Or has to live sheltered at the top of academic pedestal
that is rotten inside and (hopefully) should collapse soon? Or be corrupt? Or
....???
A mystery to be
clarified.
PS: Bloggers and
authors: GO AHEAD with whatever you want to write. IGNORE criticism. Literature is
writing, and reading. If you have readers, it is all that matters.
No comments:
Post a Comment